Campeão da 2ª divisão do Campeonato Estadual pela 1ª vez em 1966
Iniciada sua carreira no futebol profissional no ano de 1966, o Guarany de Sobral conquista seu primeiro título oficial de Futebol, sendo campeão da 2ª Divisão Cearense. Com a conquista, o Cacique ganha o direito de no ano seguinte, participar da elite do futebol cearense, a 1ª divisão.
Primeiro time do interior a ganhar um turno do Campeonato Estadual em 1970 ( Campeão Invicto)
Sob a presidência do Dr. Éverton Francisco Mendes Mont’Alverne, o rubro-negro ganha o primeiro dos três turnos disputados no Campeonato Cearense de Futebol de 1970. O turno, disputado em sistema de pontos corridos, foi vencido pelo Guarany de Sobral e ratificado de vez, através de uma goleada por 6 x 2 aplicada no América, com a conquista o time sobralense disputa a final do Campeonato Cearense de Futebol. Na classificação geral o Bugre ficou em 3° lugar divulgando consideravelmente o nome do clube e da cidade de Sobral sendo os destaques da equipe: Dedeu, Jaldemir, Edmilson, Teco-teco e tantos outros memoráveis atletas, encantaram naquela época os apreciadores do futebol arte e a exigente torcida sobralense.
Participação nos Campeonatos Brasileiros da Série B de 1971 e 1972 – Taça de Prata
Após a brilhante campanha do Cacique do Vale no estadual de 1970, com a conquista do 1º turno do Campeonato e a 3ª colocação geral; o bugre sobralense ganhou o direito de disputar a recém criada Taça de Prata da CBF (Campeonato Brasileiro da Série B), no ano de 1971. A campanha do Guarany foi mediana e muito boa, para uma equipe que fazia sua estréia em competições a nível nacional. O rubro-negro da Princesinha do Norte, terminou sua participação na 1ª edição do Brasileirão da Série B em 14º lugar, conquistando 6 pontos em 8 jogos. Duas vitórias, dois empates, quatro derrotas, oito gols marcados e 12 sofridos. A competição contou com a participação de 23 equipes de vários estados do Brasil e o Guarasol foi o pioneiro, dentre os clubes do interior cearense a participar de uma competição nacional.
Em 1972 foi realizado o segundo Campeonato Brasileiro da Série B (Taça de Prata da CBF). De novo participaram 23 equipes. O interessante é que nessa Série B só participaram equipes Nordestinas. Dentre elas, mais uma vez figurou o glorioso Guarany Sporting Clube. A campanha do Cacique foi quase a mesma do ano anterior. Terminou em 17º lugar, com 6 pontos ganhos em 10 jogos. Contabilizou 2 vitória, 2 empates e 6 derrotas. Marcou 8 gols e sofreu 15. No entanto, o Bugrão se destacou como o clube interiorano do estado do Ceará a alçar voos em competições nacionais.
Acesso à Série B em 2002 – O Bugre volta às competições nacionais
Em 2002 alcançou mais um ponto alto de sua história futebolística ao conquistar o acesso para o Campeonato Brasileiro da Série B, em virtude do terceiro lugar conquistado na Série C em 2001, e do pedido de licenciamento do Malutron (atual Corinthians Paranaense), vice-campeão da Série C daquele mesmo ano, mas termina a competição na 24ª colocação de 26 equipes que disputaram a Série B e termina rebaixado.
Década de 2010: O grande do interior vai da conquista da Série D em 2010 ao retorno à Série D em 2012
Em 2010, após bater o Vila Aurora, de Rondonópolis, o Guarany de Sobral conquistou o acesso ao Campeonato Brasileiro Série C, junto com o Madureira, o Joinville e o Araguaína. O Cacique do Vale no Campeonato Cearense de 2011 terminou na 5ª colocação e foi o 4º time que mais levou torcedores aos estádios no estadual, já na Série C do mesmo ano ficou em 3º lugar em seu grupo, não conseguindo classificação para a segunda fase da competição.
Em 2012, o Guarasol surpreendeu de forma negativa sua torcida. Passou grande parte do Cearense dentro do Z3, com grandes chances de ser rebaixado para a segunda divisão do Cearense, mas termina na sétima colocação, na Série C de 2012 fica na última colocação do Grupo A e retorna a Série D em 2013.
Campeão da Taça Padre Cícero (Campeão do Interior) e Vice-Campeão do Campeonato Estadual de 2013
Em 2013, o Bugre Sobralense começou sua campanha do estadual de forma pífia. Com uma sequência de péssimas exibições, o Cacique do Vale brigava para permanecer fora da zona de rebaixamento. Através de uma campanha maciça da torcida nas redes sociais e protestos no Juncão, a família Torquato renunciou ao comando do clube, depois de 30 anos. Com a nova diretoria e um novo espírito, o Bugrão conseguiu não apenas escapar do rebaixamento, como também se classificar para a segunda fase do Campeonato Cearense. Com muita competência, determinação e algumas contratações, o time conseguiu avançar (em quarto lugar) para as semifinais. Com uma vitória por 3 x 0 em Sobral e uma derrota por 4 x 1 em Juazeiro, o Bugre (portador da menor folha salarial entre os quatro semifinalistas) garantiu sua vaga na final, eliminando o Icasa. Na grande decisão, o Cacique deixou escapar o título com dois empates de 1 x 1 contra o Ceará, sendo o critério de desempate a melhor campanha da equipe alvinegra no estadual.
Participação na Copa do Nordeste de 2014
O Guarany estreou na Copa do Nordeste de 2014 contra o Náutico e empatou em 1 x 1 em plena Arena Pernambuco e depois estreou em casa contra o atual campeão da Série D, o Botafogo-PB e venceu depois voltou a Recife para enfrentar o Sport e empatou em 0 x 0 e no jogo de volta venceu por 1 x 0, o Cacique do Vale terminou líder com 9 pontos e classificado para as quartas. Nas quartas de finais, ele enfrentou o Santa Cruz, de Pernambuco, o primeiro jogo, o Bugre Sobralense perdeu por 3 x 0, no Arruda, e no jogo de volta, perdeu de 1 x 0, no Junco, sendo eliminado nas quartas no placar agregado de 4 x 0.
4º colocado no Campeonato Cearense de 2014
Entrou no segundo turno do Campeonato Cearense de 2014, terminando em 4º colocado, perdendo nas semi-finais para o Ceará, pelo placar agregado de 8 x 4. Porém, conseguiu a classificação para o Campeonato Brasileiro – Série D de 2014.
Campeão da Copa Fares Lopes 2015
Com uma vitória histórica, de virada, pelo placar de 2×1, o Guarany Sporting Club (Guarasol) venceu seu rival-xará, o Guarani Esporte Clube (Guaraju), da cidade de Juazeiro do Norte e conquistou na tarde quente e ensolarada do dia 29 de novembro de 2015; em jogo único disputado no Estádio Plácido Aderaldo Castelo “Juncão”, o inédito título estadual da Copa Fares Lopes.
Participação na Copa do Brasil 2016
Com a conquista de seu primeiro título estadual, a Copa Fares Lopes em 2015, o Guarany de Sobral de quebra conquistou o direito de pela primeira vez participar da Copa do Brasil no ano de 2016, representado junto a Ceará Sporting Club e Fortaleza Esporte Clube, o estado do Ceará nesta importante competição futebolística nacional, a segunda em importância, ficando atrás somente do Campeonato Brasileiro de Futebol, o Brasileirão.
No estádio do Junco, em 13 de abril o Cacique do Vale recebeu o time do Coritiba (PR), perdendo a partida pelo placar de 0x3, sendo eliminado logo na primeira fase da competição.
Campeonato Brasileiro – Série D 2017
O clube cearense disputou a Série D do Campeonato Brasileiro em 2017 , por meio da desistência do Uniclinic. A Federação Cearense de Futebol, por meritocracia, indicou o Guarany de Sobral, 4º colocado no Campeonato Cearense de Futebol de 2016, que confirmou sua participação no Campeonato Brasileiro de Futebol de 2017 – Série D. O Bugre fez uma excelente campanha, sendo eliminado nas quartas de final pela a equipe do Globo do RN.
Bicampeão do interior – Campeonato Cearense 2019
Após o retorno à elite do futebol cearense, o Guarany de Sobral surpreendeu ao anunciar o seu elenco poucos dias antes de estrear no Campeonato Cearense. Apesar do anuncio tardio, o rubro-negro sobralense conseguiu avançar para a semifinal do certame e conquistar a Taça Padre Cícero, que deu o título de campeão do interior ao Cacique do Vale pela segunda vez em sua história e também a vaga na Série D de 2020.
Tricampeão do interior e vaga na Copa do Brasil 2021 – Campeonato Cearense 2020
Para a temporada 2020 o Guarany de Sobral surpreendeu novamente ao montar um forte elenco para a disputa do estadual. Após terminar a primeira fase em primeiro lugar, de forma invicta, o Bugre conseguiu a vaga para disputar a Copa do Brasil, pela segunda vez em sua história. Na segunda fase, o Bugre conseguiu se classificar para as semifinais do Campeonato Cearense mas seu elenco teve que ser dispensado devido a uma crise financeira no clube ocasionada pela pandemia da Covid-19. No retorno das suas atividades após o período de isolamento social, o Guarany contou com a ajuda de Ceará e Fortaleza, que cederam alguns atletas da base e que sob o comando de Jorge Veras conseguiram encerrar a participação do clube no estadual.
Campeonato Brasileiro – Série D 2020
O clube cearense disputou a Série D do Campeonato Brasileiro em 2020, por ter sido terceiro lugar o melhor clube, sem divisão nacional, melhor colocado no Campeonato Cearense de 2019. Sem um grande aporte financeiro, a diretoria do clube montou um elenco para a disputa da quarta divisão nacional, mas foi eliminada ainda na fase de grupos da competição.
Elenco renovado para 2021 com calendário cheio – Campeonato Cearense, Copa do Brasil, Série D e Fares Lopes
Para o estadual de 2021, a diretoria rubro-negra montou um elenco mesclado com jogadores rodados e jovens em ascensão no futebol cearense. Para a temporada o Guarany aposta no trabalho do experiente Arnaldo Lira para colocar o Cacique do Vale a caminho de títulos e boas participações nas competições nacionais que irá disputar.